NOTÍCIAS

Postado em 27 de Junho de 2016 às 08h00

Santa Catarina continua na liderança no abate de suínos no país

Entre os estados brasileiros, Santa Catarina continua liderando o abate de suínos no primeiro trimestre do ano. O crescimento em relação a 2015 foi de 6,6% e houve aumento de 74,5% no volume exportado, mantendo-se como principal exportador de carne suína do País. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira, dia 16, pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), que avalia a produção da pecuária no país nos três primeiros meses do ano.

No Brasil, o abate de suínos cresceu 9,6% na comparação anual com 2015. Ao todo foram abatidas 10,06 milhões de cabeças de suínos, representando queda de 1,5% em relação ao trimestre imediatamente anterior.

Bovinos

No primeiro trimestre do ano foram abatidas no País 7,29 milhões de cabeças de bovinos sob algum tipo de serviço de inspeção sanitária. Essa quantidade foi 5,2% e 5,8% menor que a registrada no mesmo período de 2015. Porem, em Santa Catarina houve incremento de 1,89 mil cabeças.

Frangos

A pesquisa do IBGE mostra que no trimestre mais de 1,4 bilhão de frangos foram abatidos, representando um aumento de 7,1% na comparação com o mesmo período de 2015. No ranking das unidades da federação, Santa Catarina teve a diminuição de 3,45 milhões de cabeças e ficou em segundo lugar, perdendo para o Paraná.

Leite

A aquisição de leite cru feita pelos laticínios que atuam sob algum tipo de serviço de inspeção sanitária nos três primeiros meses foi de 5,86 bilhões de litros no Brasil. A quantidade foi 6,8% menor que a apurada no trimestre imediatamente anterior e 4,5% menor no primeiro trimestre de 2015.

Mesmo com queda de 97 milhões de litros, Minas Gerais segue líder na produção nacional. Já o estado catarinense foi o sexto produtor, com elevação de 1,6% em comparação ao ano passado.

Fonte: Economia SC

Veja também

Mercosul e União Europeia trocam novas ofertas e ficam perto de 'pré-acordo'07/12/17 Novas propostas de liberalização comercial foram trocadas ontem por Mercosul e União Europeia, em Bruxelas, no penúltimo dia da rodada decisiva de negociações para fechar um acordo que vem sendo costurado há quase duas décadas. A sensação dos dois lados é que um tratado de livre comércio, depois de anos de barganha, agora......
Santa Catarina fatura US$ 158 milhões com exportação de carnes em fevereiro08/03/18 Boa parte da produção catarinense de carne de frango e de suínos já tem destino certo: o mercado externo. Santa Catarina exporta os produtos para mais de 120 países, inclusive para os mercados mais exigentes do mundo. Em......
Mercoagro 2018 é apresentada ao Conselho Deliberativo da ACIC31/07/18 Os trabalhos de organização da 12ª edição da Mercoagro (Feira Internacional de Negócios, Processamento e Industrialização da Carne) foram apresentados nessa semana em reunião do Conselho......

Voltar para Notícias (pt)