NOTÍCIAS

Postado em 05 de Abril às 11h19

Ressonância magnética ajuda no controle de qualidade de lombos e presuntos

  • Mercoagro – Edição 2018 -

Pesquisadores da Universidade de Extremadura, na Espanha, desenvolveram um método
que permite determinar as propriedades de lombos e presuntos inteiros usando a ressonância magnética, a mesma técnica não invasiva usada na medicina. Conforme os pesquisadores, o método já foi disponibilizado para a indústria de carne. A informação é do Feed Stuffs.
A ressonância magnética é comumente usada na medicina para examinar órgãos e estruturas do corpo humano, mas agora pesquisadores do Instituto de Carnes (IProCar) da Universidade de Extremadura aplicaram essa mesma tecnologia para verificar as características de presuntos e lombos sem precisar destruí-los.
A partir das imagens das peças, os cientistas analisam algoritmos computacionais e extraem valores numéricos aos quais aplicam métodos estatísticos. Desta forma, as características de qualidade dos produtos à base de carne podem ser previstas.
“A técnica permite conhecer parâmetros como a quantidade de gordura, umidade, cor e alguns atributos sensoriais do produto e, no caso do presunto, também monitorar a difusão do sal durante os diferentes estágios do processo de maturação”, descreveu Trinidad Pérez, membro do IProCar.
Segundo os autores do estudo, a tecnologia combinada é uma alternativa aos métodos
destrutivos de controle de qualidade atualmente utilizados, além de oferecer resultados quase em tempo real.
“Colocamos à disposição da indústria de carnes um método eficaz para obter imagens de
qualquer peça de carne – não apenas lombos e presuntos – de maneira não invasiva, permitindo, além disso, sua posterior comercialização”, disse Pérez. “Sua implementação na indústria de carne é apenas uma questão de tempo, finalizou.”

Fonte e foto: Suíno.com

Veja também

Em evento na Holanda, Novacki adianta que será lançado o Agro+ Investimentos09/11/17 Durante o Brazil Network Day – BND, evento do qual participou na Holanda, na terça-feira (7), o secretário-executivo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Eumar Novacki, anunciou que o Mapa lançará até o início do próximo ano o programa Agro+ Investimentos que vai apontar potencialidades de negócios no setor......
Pela primeira vez na feira, Mesal apresentará paletizador robô12/08/16 Desde sua fundação, em 1980, a Mesal Máquinas e Tecnologia LTD, localizada na cidade de Bento Gonçalves (RS), vem trabalhando no mercado brasileiro e no exterior. A empresa fabrica máquinas e equipamentos para linhas de......
Andamento dos embarques de carne de frango em fevereiro23/02/16 Transcorridos os primeiros 13 dias úteis de fevereiro (de um total de 19 dias úteis), as exportações brasileiras de carne de frango vêm registrando embarques médios da ordem de 15.635 toneladas diárias, volume......

Voltar para Notícias (pt)