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Postado em 06 de Dezembro de 2017 às 17h35

Receita de exportações de frangos cresce 5,7% em novembro

  • Mercoagro – Edição 2018 -

A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) informa que a receita das exportações
de carne de frango (considerando todos os produtos, entre in natura e processados) apresentou
elevação de 5,7% em novembro deste ano, na comparação com o mesmo período do ano
passado. Ao todo, os embarques do mês passado geraram saldo de US$ 558,5 milhões, contra
US$ 528,2 milhões em novembro de 2016.
No ano, o saldo acumulado segue positivo em 7%, com um total de US$ 6,713 bilhões
obtidos entre janeiro e novembro deste ano, contra US$ 6,273 bilhões nos onze primeiros meses
de 2016.
Em toneladas, houve retração de 0,8% nos volumes embarcados no mês passado, com
total de 325,6 mil toneladas - contra 328,2 mil toneladas em novembro do ano passado. Já no
acumulado do ano (janeiro a novembro) foram embarcadas 3,999 milhões de toneladas, volume
0,56% inferior ao obtido no ano anterior, com 4,021 milhões de toneladas.
“A diminuição do ritmo dos embarques é resultado de ajustes pontuais nas importações de
determinados mercados do Oriente Médio e da União Europeia. Ao mesmo tempo, houve um
consistente crescimento nas importações da África do Sul, Iraque, Líbia e Jordânia”, analisa
Francisco Turra, presidente-executivo da ABPA.
CARNE SUÍNA IN NATURA 
As exportações brasileiras de carne suína in natura totalizaram 45,8 mil toneladas,
resultado 21,4% inferior ao registrado no mesmo período do ano passado, com 58,3 mil toneladas.
Em receita, houve retração de 27,6%, com US$ 110,7 milhões.
No ano (janeiro a novembro), o setor acumula alta de 8,9% na receita, com US$ 1,363
bilhão – contra US$ 1,251 bilhão no mesmo período do ano anterior. No mesmo período
comparativo, os embarques registraram retração de 6,3% em volumes, com 548,7 mil neste ano,
contra 585,6 mil toneladas nos onze primeiros meses de 2016.
“Houve uma readequação nos níveis de importação de importadores da Ásia, como China,
Singapura e Hong Kong, que influenciaram o resultado do mês. Por outro lado, Uruguai e Angola
incrementaram suas compras em novembro”, destaca o vice-presidente de mercados, Ricardo
Santin.

Fonte: ABPA

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