NOTÍCIAS

Postado em 20 de Outubro de 2017 às 17h50

Raimundo Colombo recebe missão diplomática dos países do sudeste asiático

Notícias (46)

O governador Raimundo Colombo recebeu nessa semana, no Centro Administrativo, em Florianópolis, representantes dos estados membro da Associação de Nações do Sudeste Asiático (Asean), em missão diplomática no Brasil. O secretário executivo de Assuntos Internacionais, Carlos Adauto Virmond Vieira; o secretário de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação, Valmir Comin; e o embaixador do Escritório de Representação do Ministério das Relações Exteriores em Santa Catarina (Eresc), José Roberto de Almeida Pinto, também recepcionaram a comitiva.
“Somos um estado com seis portos em apenas 1,1% do território nacional. Isso nos traz um ganho muito grande para exportações da nossa produção. No Brasil estamos em primeiro lugar na produção de maçãs e suínos, por exemplo, e alcançamos boas posições em produção de frango e soja”, destacou Colombo.
O secretário Carlos Adauto disse que a reunião foi estratégica para o Estado e pela primeira vez representante da Asean foram recebidos pelo governador de Santa Catarina. “Recebemos embaixadores de quatro países dos 10 que compõem o bloco econômico e nós entendemos que isso vai aproximar em muito as relações comerciais entre esses países asiáticos”.
“Eles são muito parceiros e têm grande interesse no agronegócio catarinense, principalmente os países como Vietnã, Tailândia e Singapura, que é um grande distribuidor de produtos catarinenses para o mundo. O mercado consumidor é muito grande e interessa muito Santa Catarina”, concluiu o secretário Adauto.
No lado esquerdo da mesa estava o cônsul das Filipinas, Eric Valenzuela; a chefe de missão de Singapura, Siew Fei Chin; o embaixador do Vietnã, Do Ba Khoa; e o embaixador da Tailândia, Surasak Suparat. Na direita o consultor geral da secretaria executiva de Assuntos Internacionais, Marcelo Trevisani; o embaixador do Eresc, José Roberto de Almeida Pinto; e o secretário executivo de Assuntos Internacionais, Carlos Adauto Virmond Vieira.
ASEAN
A Associação de Nações do Sudeste Asiático abrange uma área de 4,4 mil quilômetros quadrados e uma população de 601 milhões de habitantes e um PIB de US$ 888,3 bilhões. É composta pelos países: Tailândia, Filipinas, Malásia, Singapura, Indonésia, Brunei, Vietnã, Mianmar, Laos e Camboja. Foi criada em 8 de agosto de 1967 em Bangkok, Tailândia, com objetivos de acelerar o crescimento econômico, o progresso social e o desenvolvimento cultural na região.

Fonte: Governo do Estado de Santa Catarina

Veja também

Presidente da ABPA recebe Prêmio Carne Forte por atuação em defesa do setor11/05/17 O presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Francisco Turra, recebeu na terça-feira (9) o Prêmio Carne Forte, durante a abertura da EXPOMEAT (Feira Internacional de Processamento e Industrialização de Aves, Bovinos, Ovinos, Suínos e Pescado), que ocorre até quinta-feira (11), em São Paulo. Turra foi eleito uma das dez......
Mercoagro 2018 é divulgada no Paraguai21/11/17 A Feira Internacional de Negócios, Processamento e Industrialização da Carne (Mercoagro 2018) foi divulgada no Paraguai neste mês pelo gerente do projeto Mercoagro, Nadir José Cervelin. Ele participou de uma missão......
ABPA apoia estudos de consulta na OMC sobre dumping chinês13/07 A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) apoia a realização de estudos sobre eventuais consultas no âmbito da Organização Mundial do Comércio (OMC) para tratar da decisão do......

Voltar para Notícias (pt)