NOTÍCIAS

Postado em 29 de Agosto de 2016 às 14h08

Programação dos eventos técnicos e científicos da Mercoagro apresentará tendências do mercado mundial de carnes

A Mercoagro 2016 (Feira Internacional de Negócios, Processamento e Industrialização da Carne) reunirá, em Chapecó, empresas fornecedoras dos mais diversos setores da indústria mundial da carne, entre eles refrigeração, automação industrial, ingredientes e aditivos, embalagens, transporte e armazenagem, equipamentos e acessórios. Também inclui fabricantes de máquinas, equipamentos, implementos, insumos e instalações para todas as etapas do processo industrial, desde o abate até o embalamento, congelamento, higiene, segurança e análise de processos. 

Desde o início da feira, muitas empresas cresceram estimuladas pelas vendas a cada edição, beneficiadas pela aproximação entre fornecedores e usuários, pela realização de seminários e pela divulgação internacional. Neste ano, a expo-feira trará uma extensa programação paralela, com eventos técnicos e científicos que apresentarão novidades e tendências do mercado mundial de carnes.

A programação paralela à Mercoagro é coordenada pelo Senai Chapecó e pelo Sebrae/SC. Integram a iniciativa o 11º Seminário Internacional de Industrialização da Carne, o Salão de Inovação, a Clínica Tecnológica e o Laboratório Experimental, coordenados pelo Senai, o Painel de Oportunidades e a Sessão de Negócios, organizados pelo Sebrae/SC. A novidade deste ano é a Mercoshow, um espaço onde os expositores apresentarão palestras técnicas, comerciais e conhecimentos inovadores para os visitantes.

SEMINÁRIO DA CARNE

Um momento único de atualização e troca de conhecimentos será proporcionado no 11º Seminário Internacional de Industrialização da Carne, o principal evento da programação paralela à Mercoagro. Apresentará as técnicas e inovações mais surpreendentes do mercado mundial de carnes. O Seminário será desenvolvido no dia 14 de setembro, com palestras nacionais e internacionais e, ainda, sessão de pôsteres-resumos de temas da atualidade. A programação inicia às 7h30 com credenciamento. A abertura oficial será às 8h15 e às 8h45 ocorrerá a palestra “Cenário atual e perspectivas da proteína animal”, com Ariel Antônio Mendes, diretor de produção e técnico-científico da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA). 

Ocorrerá no Lang Palace Hotel, em Chapecó, e as inscrições são gratuitas. Mais informações sobre como participar do evento podem ser adquiridas pelo e-mail chapeco@sc.senai.br ou por meio dos telefones (49) 3321-7300 e (49) 3321-7309.

SALÃO DA INOVAÇÃO

Durante todo o período da feira, serão apresentados pôsteres com resumo das conclusões de pesquisas desenvolvidas na área da cadeia produtiva de carnes e leite, elaboradas pelo Senai Chapecó, bem como empresas e órgãos de pesquisa de Santa Catarina e do sul do Brasil. Também serão promovidas diversas minipalestras com duração de 20 minutos, durante todos os dias da feira. Serão apresentados os resultados dos trabalhos desenvolvidos com foco em melhorias de processos, produtos e inovação, com o objetivo de motivar os profissionais a criar ideias para agregar valor em seus processos e produtos. Ao final das minipalestras haverá um período para atendimento individualizado, para auxiliar e orientar os participantes interessados, com relação aos assuntos apresentados.
O Salão da Inovação ocorrerá ao lado do estande do Senai/Fiesc. Mais informações pelo e-mail chapeco@sc.senai.br ou pelos telefones (49) 3321-7300 e (49) 3321-7309.

LABORATÓRIO EXPERIMENTAL

Os expositores poderão utilizar a planta de processamento de carnes e leites e o auditório do Senai para instalação e demonstração dos seus equipamentos para uma clientela específica. Com o Laboratório Experimental à disposição, o expositor fará a apresentação de forma adequada aos clientes, ampliando a possibilidade de negócios. A estrutura estará a disposição no período de 13 a 16 de setembro, das 8 às 22 horas, conforme necessidade das empresas e a demanda do público visitante. A operacionalização será simplificada: o expositor entrará em contato com o Senai para agendar data e horário, informando a infraestrutura desejada para sua demonstração. Contará com um especialista da entidade em cada planta de processamento para acompanhamento e apoio.

O Senai fica localizado na rua Frei Bruno, 201, bairro Parque das Palmeiras, em Chapecó. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail chapeco@sc.senai.br ou pelos telefones (49) 3321-7300 e (49) 3321-7309.

CLÍNICA TECNOLÓGICA

Funcionará como consultoria técnica, como se fosse um laboratório onde serão tratados temas de ponta, incluindo conservação de alimentos, Food Defense, alta pressão, sanidade animal, análise sensorial por meio de processos inovadores, como o nariz e a língua eletrônica. A Clínica oferecerá consultoria técnica com atendimento individualizado, auxiliando e orientando os participantes. “Daremos, inicialmente, uma explanação sobre os temas com as minipalestras, que acontecerão no Salão da Inovação, e abriremos espaço para respostas técnicas ao público interessado em tirar dúvidas e conhecer novas tecnologias”, explica o gerente de Educação e Tecnologia do Senai, Almeri Dedonatto.

O público poderá se inscrever no próprio estande do Senai, que coordena o evento. Mais informações sobre como participar da Clínica Tecnológica podem ser obtidas pelo e-mail chapeco@sc.senai.br e pelos telefones (49) 3321-7300 e (49) 3321-7309.

SESSÃO DE NEGÓCIOS

Com objetivo de facilitar às micro e pequenas empresas o contato com potenciais clientes, oportunizando prospectar novos negócios, o Sebrae/SC promoverá, em parceria com a ACIC e com apoio do Núcleo de Comércio Exterior e Logística Internacional, quatro sessões de negócios durante a Mercoagro 2016. A Sessão de Negócios é uma oportunidade que integra as ações do Sebrae para acesso ao mercado dos pequenos negócios. A participação, de forma objetiva, permite a integração de segmentos empresariais dos setores primário, secundário ou terciário, com elevado potencial de identificação de oportunidades no mercado. “A troca de contatos e disponibilização de material informativo do negócio é essencial para prospecção de novos clientes, fornecedores ou parcerias para a geração conjunta de negócios”, argumenta o coordenador regional oeste do Sebrae/SC, Enio Albérto Parmeggiani.

As sessões de negócios ocorrerão na terça-feira (13/09), quarta-feira (14/09), quinta-feira (15/09) e sexta-feira (16/09), sempre às 19 horas, no estande do Sebrae. As inscrições podem ser feitas por meio do telefone (49) 3330-2800 ou pelo e-mail joselita@sc.sebrae.com.br.

PAINEL DE OPORTUNIDADES

Ocorrerá na quinta-feira (15/09) e na sexta-feira (16/09), ambos às 15 horas, no auditório anexo do Pavilhão Amarelo do Parque Tancredo Neves. O evento é exclusivo para expositores da Mercoagro, onde grandes empresas encadeadoras apresentam os pré-requisitos de atendimento de suas demandas. As explanações aos empresários de pequenos negócios potencializam oportunidades, esclarecem dúvidas específicas e/ou permitem iniciar o processo de aproximação e negociação. A ação visa melhorar a compreensão de informações e facilitar o acesso às demandas de grandes empresas pelos negócios que integram ou podem integrar a cadeia produtiva da carne.

O Painel de Oportunidades será promovido pelo Sebrae/SC, em parceria com a ACIC. As inscrições podem ser feitas por meio do telefone (49) 3330-2800 ou pelo e-mail joselita@sc.sebrae.com.br.

MERCOSHOW

A Mercoagro 2016 traz uma novidade – um espaço onde os expositores apresentarão palestras técnicas, comerciais e conhecimentos inovadores para os visitantes: a Mercoshow, que ocorrerá durante toda a feira. Entre às 15 e às 20 horas serão promovidas 17 palestras no Auditório 1 do Pavilhão Amarelo, acesso pela rua 400. As palestras são gratuitas e não é necessário inscrição prévia, basta chegar com 30 minutos de antecedência. As vagas são limitadas.

MERCOAGRO 

A Mercoagro 2016 (Feira Internacional de Negócios, Processamento e Industrialização da Carne) é organizada pela Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC). Conta com o apoio institucional do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), da Associação Brasileira de Frigoríficos (Abrafrigo), do Centro de Tecnologia de Carnes do ITAL, da Associação de Matadouros, Frigoríficos e Distribuidores de Carne do Estado de Mato Grosso do Sul (Assocarnes), Associação Gaúcha de Avicultura (ASGAV/SIPARGS), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), entre outras instituições. 

Veja também

Brasil aumenta produção de carne bovina em 45%, enquanto rebanho cresce 25% em 15 anos16/05/16 País tem cerca de 214 milhões de cabeças de gado, o maior rebanho comercial bovino do mundo  O Brasil segue como grande fornecedor de proteína animal para o mundo, com ganhos de produtividade no campo. Estudos revelam que, no período de 2000 a 2015, a produção de carne teve incremento de 45%, enquanto o rebanho bovino de corte cresceu 25%. As......
Mapa vai elaborar projeto de logística do agronegócio, anuncia Novacki22/01 Na abertura nacional da colheita de soja, em Canarana (MT), na sexta-feira (19), o ministro interino da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Eumar Novacki, anunciou que o Mapa fará, em março, seminário sobre logística de......

Voltar para Notícias (pt)