NOTÍCIAS

Postado em 12 de Abril às 11h34

Pó sanitizante mineral é novidade em solução eficiente para higienização de granjas

  • Mercoagro – Edição 2018 -

O processo de produção comercial de aves exige uma série de cuidados que podem
auxiliar no desenvolvimento do animal e reduzir prejuízos gerados ao criador. Mudanças
climáticas, alterações na alimentação e a qualidade da água podem influenciar nas condições de desenvolvimento das aves.
Um dos fatores que atingem diretamente o bem-estar dos animais e afetam o
desenvolvimento das aves é a higienização dos galpões do aviário. Cuidados com a higiene, aumento de umidade ou até mesmo de índices de amônia são fatores que interferem diretamente no desenvolvimento dos animais.
Focada em oferecer soluções eficientes e integradas em saúde animal para aves e suínos,
a Sanphar apresenta ao mercado o Stalosan F, um pó sanitizante 100% mineral para a
higienização de instalações. “Em nossas pesquisas no campo identificamos um gargalo na
produção avícola, relacionado aos processos de limpeza das granjas. Por essa razão, a Sanphar traz ao mercado o Stalosan F, um produto que higieniza o ambiente tornando-o mais confortável, limpo e seguro. Tudo isso gera um impacto positivo na saúde, no desempenho e no bem-estar dos animais”, explica a gerente técnica Brasil e América Latina da Sanphar, Ana Caselles.
“O aumento da umidade, por exemplo, cria um ambiente favorável ao desenvolvimento de
bactérias e ao aumento da amônia. O uso de produtos em pó, que reduzem a umidade no galpão e baixam os índices de amônia é um aliado na redução de umidade nas granjas e oferece um ambiente favorável para o desenvolvimento das aves”, afirma o médico-veterinário e professor de Microbiologia Veterinária na Universidade Federal do Paraná (UFPR, Curitiba/PR), Luiz Felipe Caron.
Segundo Ana, o produto possui características que o diferenciam das demais soluções
presentes no mercado e, consequentemente, acarretam em ganhos ao produtor. “O uso do
Stalosan F torna o ambiente mais ácido, o que interfere diretamente no desenvolvimento das bactérias, como a Salmonella. O produto melhora a condição ambiental, absorve umidade, melhorando a qualidade do alojamento, reduzindo a amônia, o sulfato de hidrogênio e outros gases, além de possibilitar a aplicação na presença de animais”, informa.Outra característica do produto é a facilidade do Stalosan F de se ligar à umidade,
principalmente quando os índices de amônia estão elevados, promovendo a melhor higienização do espaço. “A amônia é um gás incolor e irritante, gerado a partir da decomposição microbiana dos dejetos, que pode causar significativas perdas econômicas para os criadores e integradores de aves”, explica Ana. “O controle da amônia não é simples. Em muitos casos o criador desconhece as perdas ocasionadas a partir da concentração de amônia em seu galpão e atribui as consequências a outras causas”.
“O produto atende todas as necessidades do mercado, pois além de melhorar as condições
do ambiente para o melhor desenvolvimento das aves, oferece vantagens que se traduziram em lucro ao produtor”, finaliza Ana.

Fonte: Avicultura Industrial

Veja também

Presidente da ABPA recebe Prêmio Carne Forte por atuação em defesa do setor11/05/17 O presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Francisco Turra, recebeu na terça-feira (9) o Prêmio Carne Forte, durante a abertura da EXPOMEAT (Feira Internacional de Processamento e Industrialização de Aves, Bovinos, Ovinos, Suínos e Pescado), que ocorre até quinta-feira (11), em São Paulo. Turra foi eleito uma das dez......
No acumulado do ano, exportações de carne suína crescem 42,2%31/08/16 De janeiro a julho deste ano, as exportações brasileiras de carne suína totalizaram 413,3 mil toneladas, aumento de 42,2% sobre o resultado obtido em igual período de 2015. As informações foram divulgadas pela......

Voltar para Notícias (pt)