NOTÍCIAS

Postado em 11 de Maio às 15h01

Nova versão de planilha da Embrapa permite acompanhar geração de caixa da granja e custos de produção

  • Mercoagro – Edição 2018 -

A Embrapa Suínos e Aves, unidade descentralizada da empresa de pesquisa agropecuária
vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, atualizou a planilha eletrônica que ajuda produtores de suínos e de frango de corte integrados na gestão da granja. A nova versão está disponível na página da Central de Inteligência de Aves e Suínos (CIAS), no endereço embrapa.br/suinos-e- aves/cias e pode ser baixada gratuitamente.
A nova versão da planilha permite ao produtor integrado e à assistência técnica melhor
interpretar os resultados, porque além de comparar a receita obtida com os custos de produção, também permite acompanhar a geração de caixa da granja e o impacto da prestação do financiamento. A planilha também faz uma análise do resultado e apresenta uma estimativa da Taxa Interna de Retorno (TIR) do investimento realizado.
A planilha interpreta os resultados comparando a receita bruta com os custos de produção
(variável, operacional e total), permitindo uma análise econômica, e também compara a receita bruta (ou entradas de caixa) com as saídas de caixa, fazendo uma análise financeira. A composição dos custos é apresentada em gráfico para facilitar a visualização. O gráfico permite avaliar os itens que mais impactam no custo de produção e na análise do resultado.
Os cálculos da planilha eletrônica seguem a metodologia utilizada pela Embrapa e pelos
principais países produtores. “O objetivo da Embrapa com esta iniciativa é subsidiar a busca da sustentabilidade dos produtores integrados e das cadeias produtivas de suínos e frango de corte no longo prazo. Nesse sentido, é uma importante ferramenta para capacitação de técnicos e produtores na gestão de custos de produção”, diz o chefe adjunto de Transferência de Tecnologia da Embrapa Suínos e Aves, Marcelo Miele.
A planilha já vem preenchida com exemplos de custos de granjas parceiras da Embrapa.
São valores meramente ilustrativos, mas que auxiliam o produtor na inserção dos dados da sua realidade. Acompanha ainda uma cartilha com a ajuda para preenchimento passo a passo.

Fonte: Embrapa Suínos e Aves

Veja também

Soluções em embalagens serão apresentadas pela Trombini05/03 A Trombini Embalagens participa da Mercoagro (Feira Internacional de Negócios, Processamento e Industrialização da Carne) desde a primeira edição. A empresa foi fundada em 1941, na cidade de Morretes, no Paraná. É um dos maiores fabricantes de caixas de papelão ondulado do Sul do País, com uma expedição de 170 mil toneladas de embalagens de......
Clínica Tecnológica fomenta melhorias no processo produtivo14/09/16 Consultoria técnica com atendimento individualizado, esclarecimento de dúvidas e apresentação de novas tecnologias são objetivos da Clínica Tecnológica, uma atração da programação......
Minerva continua atenta a oportunidades para crescer na América do Sul06/03/17 A Minerva Foods continua atenta às oportunidades de expansão dos seus negócios na América do Sul para além dos países em que já possui unidades produtivas, disseram executivos da empresa na quarta-feira (22)......

Voltar para Notícias (pt)