NOTÍCIAS

Postado em 11 de Maio às 15h01

Nova versão de planilha da Embrapa permite acompanhar geração de caixa da granja e custos de produção

  • Mercoagro – Edição 2018 -

A Embrapa Suínos e Aves, unidade descentralizada da empresa de pesquisa agropecuária
vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, atualizou a planilha eletrônica que ajuda produtores de suínos e de frango de corte integrados na gestão da granja. A nova versão está disponível na página da Central de Inteligência de Aves e Suínos (CIAS), no endereço embrapa.br/suinos-e- aves/cias e pode ser baixada gratuitamente.
A nova versão da planilha permite ao produtor integrado e à assistência técnica melhor
interpretar os resultados, porque além de comparar a receita obtida com os custos de produção, também permite acompanhar a geração de caixa da granja e o impacto da prestação do financiamento. A planilha também faz uma análise do resultado e apresenta uma estimativa da Taxa Interna de Retorno (TIR) do investimento realizado.
A planilha interpreta os resultados comparando a receita bruta com os custos de produção
(variável, operacional e total), permitindo uma análise econômica, e também compara a receita bruta (ou entradas de caixa) com as saídas de caixa, fazendo uma análise financeira. A composição dos custos é apresentada em gráfico para facilitar a visualização. O gráfico permite avaliar os itens que mais impactam no custo de produção e na análise do resultado.
Os cálculos da planilha eletrônica seguem a metodologia utilizada pela Embrapa e pelos
principais países produtores. “O objetivo da Embrapa com esta iniciativa é subsidiar a busca da sustentabilidade dos produtores integrados e das cadeias produtivas de suínos e frango de corte no longo prazo. Nesse sentido, é uma importante ferramenta para capacitação de técnicos e produtores na gestão de custos de produção”, diz o chefe adjunto de Transferência de Tecnologia da Embrapa Suínos e Aves, Marcelo Miele.
A planilha já vem preenchida com exemplos de custos de granjas parceiras da Embrapa.
São valores meramente ilustrativos, mas que auxiliam o produtor na inserção dos dados da sua realidade. Acompanha ainda uma cartilha com a ajuda para preenchimento passo a passo.

Fonte: Embrapa Suínos e Aves

Veja também

Secretaria da Agricultura comenta sobre o embargo russo à carne suína do Brasil23/11/17 Como maior exportador de carne suína do país, Santa Catarina ainda analisa as conseqüências da decisão do Serviço Federal Sanitário e Fitossanitário da Rússia sobre a suspensão da importação de carne suína produzida no Brasil, devido à presença de ractopamina e outros estimulantes para o crescimento muscular......
Portas, abrigos e niveladoras serão expostos pela BR-Inova02/09/16 A Mercoagro 2016 reunirá, em Chapecó, entre os dias 13 e 16 de setembro, empresas fornecedoras dos mais diversos setores da indústria mundial da carne, entre eles refrigeração, automação industrial,......
Novo diagnóstico discute produção e consumo, sanidade e mercado28/05 A Expedição Avicultura volta à estrada em um dos momentos mais críticos do setor na última década. O desafio é fortalecer a iniciativa como um palco de discussão capaz de integrar a cadeia em busca de......

Voltar para Notícias (pt)