NOTÍCIAS

Postado em 03 de Junho de 2016 às 17h16

Definida a programação dos eventos técnicos e científicos da MERCOAGRO 2016

A programação completa dos eventos técnicos e científicos paralelos à 11ª Feira Internacional de Negócios, Processamento e Industrialização da Carne (MERCOAGRO) foi anunciada nesta semana pelo SENAI Chapecó. A feira ocorre de 13 a 16 de setembro deste ano, no Parque de Exposições Tancredo Neves, em Chapecó (SC), sob organização da Associação Comercial e Industrial (ACIC).

Tem apoio institucional do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Associação Brasileira de Frigoríficos (Abrafrigo) e Centro de Tecnologia de Carnes do ITAL, entre outras instituições.
De acordo com o gerente de educação e tecnologia do SENAI Almeri Dedonatto, o principal evento da programação será a 11ª edição do Seminário Internacional de Industrialização da Carne, no auditório do Lang Palace Hotel, cuja coordenação é do SENAI CHAPECÓ. O Seminário será desenvolvido no dia 14 de setembro, das 8 às 18 horas, com palestras nacionais e internacionais e, ainda, sessão de pôsteres-resumos de temas da atualidade. 

O objetivo do Seminário é disseminar práticas e ações de instituições nacionais e internacionais de referência em diferentes áreas da indústria de carnes e produtos cárneos, focalizando a inovação tecnológica por meio de palestras e revelando as iniciativas desenvolvidas para enfrentar os desafios atuais e futuros da indústria.

SEMINÁRIO

A programação está assim estabelecida: das 7h30 às 8h15 credenciamento; das 8h15 às 8h45 abertura oficial. Às 8h45 será realizada a palestra de abertura sobre Cenário atual e perspectivas da proteína animal, com Ariel Antônio Mendes, diretor de produção e técnico-científico da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA). 

Em seguida, das 9h15 às 10 horas, será focalizado o tema Food Defense e prevenção de riscos na indústria de carnes, com Marco Taborda, CEO Aquimisa Brasil. Em seguida, intervalo das 10 horas às 10h30 com sessão de pôsteres. Das 10h30 às 11h15, o assunto em pauta será Inovação em filmes e embalagens para produtos cárneos, com Fernando Baldini, gerente de tecnologia da Poly-clip System Ltda. Às 11h15 entra em pauta o Bem-estar animal, com Victor Abreu de Lima, sócio e consultor da empresa BEA Consultoria e Treinamento na Produção Animal Ltda. Das 12 horas às 12h30 haverá mesa redonda e debate entre expositores e sessão de perguntas.

A programação do período vespertino será a seguinte: das 14 horas às 14h45 palestra “Atualização sobre Nitratos e Nitritos em produtos cárneos" com o PhD Rubson Olivo, diretor técnico da Olivos - Ciência & Tecnologia; das 14h45 às 15h30 inovações em ingredientes para produtos cárneos e das 15h30 às 16h15, serão abordados aspectos microbiológicos na segurança de produtos cárneos, com a 3M do Brasil. Das 16h15 às 16h45 haverá mesa redonda e sessão de perguntas. O encerramento das palestras está previsto para as 17 horas, seguindo-se sessão pôsteres e coquetel.

Além do Seminário, a programação inclui o Salão de Inovação e o Laboratório Experimental.

O Salão de Inovação será realizado na feira, ao lado do stand do SENAI/FIESC. Durante todo o período da MERCOAGRO serão apresentados pôsteres com resumo das conclusões de pesquisas realizadas na área da cadeia produtiva de carnes e leite, elaboradas pelo SENAI Chapecó bem como empresas e órgãos de pesquisa de Santa Catarina e do sul do Brasil.

Além da apresentação de pôsteres, também serão realizadas diversas minipalestras com duração de 20 minutos, durante todos os dias da feira. Serão apresentados os resultados dos trabalhos desenvolvidos com foco em melhorias de processos, produtos e inovação com o objetivo de motivar os profissionais a criar ideias para agregar valor em seus processos e produtos. “Queremos criar sinergia entre o trabalho desenvolvido no ambiente acadêmico e o ambiente industrial, a fim de captar investidores e apoiadores para os projetos realizados”, enfatiza Dedonatto. 

Entre as minipalestras já confirmadas estão: aproveitamento de resíduos de pescados, lean manufacturing, detecção de compostos voláteis secundários (aldeídos) em farinhas utilizadas na alimentação animal com utilização de nariz e língua eletrônica, aplicação dos métodos de cromatrografia gasosa e eletroquímica na avaliação de compostos voláteis indesejáveis em embalagens de iogurte, processos de separação por membranas aplicados no desenvolvimento de novos produtos lácteos: teoria e prática, segurança de alimentos, industrialização de carne de ovinos, padronização de produtos cárneos prontos para consumo com utilização de nariz e língua eletrônica e rotulagem e aprovação de rotulagem.

Ao final das minipalestras haverá um período para atendimento individualizado, auxiliando e orientando os participantes interessados, com relação aos assuntos apresentados: a Clínica Tecnológia.

A Clínica Tecnológica funcionará como consultoria técnica com atendimento individualizado, auxiliando e orientando os participantes interessados, com relação aos assuntos apresentados. “Daremos, inicialmente, uma explanação sobre os temas com as minipalestras e abriremos espaço para respostas técnicas ao público interessado em tirar suas dúvidas e conhecer novas tecnologias”, expõe o dirigente. O público poderá se inscrever no próprio estande. 

Outra atração da programação paralela à Mercoagro 2016 é o Laboratório Experimental na planta de processamento de carnes no SENAI (auditório do SENAI CHAPECÓ à rua Frei Bruno, 201, Parque das Palmeiras). Será desenvolvido no período de 13 a 16 de setembro, no horário das 8 às 22 horas, conforme necessidade das empresas e a demanda do público visitante.

Os expositores poderão utilizar a planta de processamento de carnes e leites e o próprio auditório do SENAI para instalação e demonstração dos seus equipamentos para uma clientela específica. Com o laboratório experimental à disposição, o expositor fará a apresentação de forma adequada aos clientes, ampliando a possibilidade de negócios.
A operacionalização será simplificada: o expositor entrará em contato com o Senai para agendar data e horário, informando a infraestrutura desejada para sua demonstração. Contará com um especialista do SENAI em cada planta de processamento para acompanhamento e apoio.

Todos os eventos serão gratuitos para os participantes e as inscrições poderão ser realizadas no site do evento que será disponibilizado em breve: www.seminariomercoagro.com.br. Para as atividades do salão de inovação não é obrigatória a inscrição antecipada, porém, as vagas são limitadas.

Veja também

Prazo para registro veterinário de granja de aves termina no dia 3 de março22/02 Granjas de aves de corte e de postura ainda não registradas no serviço veterinário estadual (SVE) devem solicitar o registro até o dia 3 de março. A solicitação é necessária para realização de vistoria e emissão do Laudo de Inspeção Física e Sanitária. O diretor do Departamento de Saúde Animal do......
FOSS Brasil oferecerá analisadores para otimizar processo da indústria23/03/16 A FOSS Brasil trabalha com soluções analíticas dedicadas aos vários desafios das indústrias e possui diversos analisadores que são úteis para alavancar a qualidade e a lucratividade da indústria da......
Munters apresentará equipamentos para tratamento de ar09/08/16 A Mercoagro 2016 reunirá empresas dos mais diversos setores da indústria da carne que apresentarão máquinas, equipamentos, implementos, insumos e instalações para todas as etapas do processo industrial, desde o abate......

Voltar para Notícias (pt)