NOTÍCIAS

Postado em 19 de Outubro de 2017 às 10h00

Com novo frigorífico da Frimesa, Paraná projeta liderar a produção de suínos no País

Mercoagro – Edição 2018 O novo frigorífico de suínos que a Frimesa vai construir em Assis Chateaubriand, na região Oeste, deverá levar a produção de suínos do Paraná a um novo patamar, nos...

O novo frigorífico de suínos que a Frimesa vai construir em Assis Chateaubriand, na região Oeste, deverá levar a produção de suínos do Paraná a um novo patamar, nos próximos anos, projeta o governo do Estado.
O frigorífico da Frimesa, que lança a pedra fundamental nesta quinta-feira (19/10), poderá abater até 15 mil cabeças de suínos por dia até 2030, será o maior frigorífico da América Latina. Em produção de carnes o Paraná está em segundo lugar, com 21% de participação, atrás apenas de Santa Catarina, com 26%. A expectativa é que, como o novo projeto, o Estado passe a ser também o maior produtor.
“O Paraná vem aumentando sua participação na cadeia de suínos ano a ano e deve dar um novo salto nos próximos. Com isso ele deve rapidamente ultrapassar Santa Catarina”, diz Julio Suzuki Júnior, diretor-presidente do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico Social (Ipardes), ligado à Secretaria de Planejamento e Coordenação Geral, à Agência Estadual de Notícias do PR.
A forte presença das cooperativas e a produção de grãos no Estado vêm ajudando a impulsionar a produção de suínos. “De um lado há o pequeno produtor, tecnificado, que facilita o sistema de integração com os frigoríficos; de outro há o forte sistema cooperativista paranaense e a produção de milho e soja, que serve de insumos para a criação. Esse ambiente vem facilitando o desenvolvimento da atividade no Estado”, disse Suzuki Júnior.
Atualmente, o setor envolve 135 mil produtores no Estado e gera cerca de 200 mil empregos diretos, de acordo com números do Departamento de Economia Rural (Deral). A atividade movimentou, no ano passado, R$ 4,7 bilhões em Valor Bruto da Produção (VBP), 6,1% mais do que em 2015. O Estado tem cinco municípios entre os 20 maiores criadores de suínos do País – além de Toledo, na primeira colocação, Marechal Cândido Rondon (4ªcolocação), Nova Santa Rosa (12ª), Entre Rios do Oeste (16ª) e Castro (18ª). Com informações ANPR.

Fonte: Suinocultura Industrial

Foto: Gilson Abreu

Veja também

Fibratec apresentará reservatórios para grandes volumes de água11/08/16 A Fibratec Engenharia atua no mercado com espírito empreendedor, fabricando produtos em fibra de vidro, polietileno e polipropileno desde 1987. A empresa possui a solidez de uma marca com credibilidade e visão no futuro. Investindo em novas tecnologias, iniciou suas atividades com soluções inovadoras na área de tratamento de efluentes, reservatórios de grandes volumes e......
Starrett apresentará linha completa de serras de fita para corte24/06/16 A Starrett Indústria e Comércio Ltda, uma das maiores fabricantes de serras, ferramentas e instrumentos de medição do mundo, teve início nos Estados Unidos, em 1880, quando Laroy S. Starrett inventou o esquadro combinado. No......

Voltar para Notícias (pt)