NOTÍCIAS

Postado em 28 de Junho às 11h08

China quer parceria com Brasil em meio à crise global

  • Mercoagro – Edição 2018 -

Analistas afirmaram que a China está tentando uma parceria com o Brasil em meio à guerra
comercial global. De acordo com os especialistas, nem a crise política brasileira e nem o
desentendimento dos orientais com os norte-americanos estão afastando seus investidores do País.
Segundo os analistas, o Brasil encabeça o mapa de investimentos da China por ser o único país continental que não está envolvido com entraves políticos de fronteira ou diplomacia, como acontece na Rússia, na Índia e nos Estados Unidos. Eduardo Centola, sócio do Banco Modal, instituição financeira que mantém parceria com a estatal China Communications Construction Company (CCCC), diz que os asiáticos veem o investimento como uma forma de acordo. "Para o chinês, o investimento não é resultado de uma parceria geopolítica, ele é parte dessa parceria", afirma.
Um dos setores que mais deve atrair investimento dos chineses é o agronegócio. Para Kevin Tang, diretor-executivo da Câmara de Comércio Brasil-China, essa parceria pode se tornar vital e estratégica para as duas nações, já que a China não confia mais nos EUA. "À medida que um grande fornecedor de algo que é vital e estratégico para o país assume uma postura agressiva, a China precisa se resguardar. Na parte de alimentos e toda sua cadeia de insumos e logística, o Brasil é visto como um parceiro mais confiável", comenta.
Dados da consultoria Dealogic apontam que em 2017 a China investiu cerca de US$ 10,6 bilhões no Brasil. Apenas nesse ano, o Ministério do Planejamento já contabilizou aproximadamente US$ 1,3 bilhão vindo dos asiáticos.

Fonte: Agrolink

Veja também

URT promoverá tecnologias para pecuária sustentável23/08 A Unidade de Referência Tecnológica (URT) do Instituto de Zootecnia (IZ), da Secretaria de Agricultura do Estado de São Paulo, lançada na última semana, tem como objetivo difundir os sistemas de produção e tecnologias para contribuir com a evolução da pecuária sustentável. A fundação vai mostrar uma vitrine......

Voltar para Notícias (pt)