NOTÍCIAS

Postado em 23 de Maio de 2018 às 13h30

Avicultura: minerais orgânicos podem auxiliar na sustentabilidade da produção

  • Mercoagro – Edição 2018 -

Melhorar a absorção dos nutrientes pelo organismo é um dos grandes desafios para atender às necessidades da produção animal, objetivando melhorar a produtividade de maneira sustentável. Nesse sentido, a utilização de minerais orgânicos tem sido uma das alternativas. Segundo estudos da última edição das “Tabelas Brasileiras para Aves e Suínos”, os níveis de minerais necessários para o desempenho dos animais na forma orgânica estão entre 33% e 50% menores do que na forma inorgânica, percentual que varia de acordo com o mineral e a finalidade da produção: corte ou reprodução.

Essa prática é aplicada na produção do Marcos Batista, produtor e proprietário da Frango Caipira, empresa de Ivaiporã (PR) que abate cerca de 4 mil aves/dia. Utilizando os minerais orgânicos há mais de dois anos, Batista explica que a escolha foi motivada principalmente pela segurança alimentar. “Primeiro porque os produtos naturais são uma tendência mundial e há um aumento na procura por parte dos consumidores. A partir de 2015, com a regulamentação para produção do frango caipira, que preconiza a não utilização de antibióticos como promotores de crescimento, buscamos as alternativas naturais, e passamos a utilizá-las desde então”, comenta. O produtor observou que mesmo trabalhando com níveis menores de microminerais, os resultados produtivos se mantiveram, melhorando ainda mais a confiança do consumidor. “É essencial manter a comunicação clara com o cliente, sempre informando sobre o produto que ele vai consumir, enfatizando o valor agregado e os cuidados na produção”, explica.

Com a maior biodisponibilidade, os microminerais orgânicos possibilitam maior absorção no trato digestivo às aves melhorando seu desempenho (ganho de peso e conversão alimentar) - também podendo ser bastante positivos para as poedeiras devido à melhoria na qualidade interna e externa dos ovos. Uma opção de microminerais de alta disponibilidade são os na forma orgânica, como o Bioplex TR da Alltech, que permite com uma menor suplementação na ração para atender os requerimentos nutricionais das aves.
“Por mais que tenham o preço mais baixo, os minerais inorgânicos possuem alto nível de
contaminação por metais pesados e uma baixa disponibilidade para as aves”, explica a gerente técnica da Alltech, Adriana Nascimento.

Fonte: Alltech / Avicultura Industrial

Veja também

Regras para exportação de aves para União Europeia passam por mudanças01/03/18 Desde o fim de janeiro, todos os caminhões que transportam aves destinadas à exportação para países que compõem a União Europeia precisam ser inspecionados por um auditor fiscal federal agropecuário (Affa) quando chegam ao abatedouro. A medida foi tomada depois de visita técnica da União Europeia e tem reduzido o volume de......
Selo Halal pode impulsionar exportações11/04/18 Tido pelos árabes como estilo de vida, o halal é uma prática transversal que vai além do campo religioso e coloca regras para vários setores. Com base no livro sagrado do islamismo, o Alcorão, e nos ensinamentos do......

Voltar para Notícias (pt)