NOTÍCIAS

Postado em 26 de Fevereiro às 11h23

Associados da ABPA realizam US$ 96,2 milhões em negócios durante a Gulfood, em Dubai

  • Mercoagro – Edição 2018 -

As agroindústrias vinculadas à Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA)
concretizaram US$ 96,2 milhões em negócios de exportação de aves, ovos e de suínos, em ação realizada durante a Gulfood 2018, encerrada quinta-feira (22), em Dubai (Emirados Árabes Unidos).

A participação no evento, organizada pela ABPA em parceria com a Agência Brasileira de
Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), contou com dezesseis agroindústrias exportadoras do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Goiás. De acordo com levantamento feito pela ABPA, as projeções de exportações que devem ser realizadas a partir das negociações feitas durante o evento chegam a US$ 675 milhões ao longo dos próximos 12 meses – até a próxima edição da Gulfood.
“Este evento tem um caráter global, com participação de importadores e potenciais clientes
da Ásia, África e Europa.  É a ação internacional mais importante para os exportadores de
proteína animal do Brasil no primeiro semestre”, explica Francisco Turra, presidente-executivo da ABPA.
Além dos encontros de negócios, o espaço da ABPA na maior feira de alimentos do Oriente
Médio contou com uma área gastronômica, onde foram servidos diariamente mais de 500
omeletes e 1 mil “shawarmas”, um tradicional prato árabe.  
Lá, também foram realizadas ações de divulgação das marcas internacionais Brazilian Chicken, Brazilian Egg e Brazilian Pork (a última, para estrangeiros que vivem na região e para importadores de países não-islâmicos), com a distribuição de ecobags e materiais com
informações sobre os exportadores e os diferenciais do setor de proteína animal do Brasil, como a qualidade dos produtos, o status sanitário e o perfil sustentável da produção.
“A Gulfood foi uma oportunidade única para contatar clientes e stakeholders do Oriente
Médio e de outros mercados importadores, reforçando a posição do Brasil - maior produtor e exportador mundial de carne de frango halal – como parceiro pela segurança alimentar do mundo árabe”, ressalta Turra.
Mais informações sobre os projetos setoriais podem ser obtidas pelos sites
www.brazilianchicken.com.br e www.brazilianegg.com.br, ou também pelas fan pages fb.com/brazilianchicken e fb.com/brazilianegg.
SOBRE A ABPA
A ABPA é a representação político-institucional da avicultura e da suinocultura do Brasil.
Congrega mais de 150 empresas e entidades dos vários elos da avicultura e da suinocultura do Brasil, responsáveis por uma pauta exportadora superior a US$ 8 bilhões.
Sob a tutela da ABPA está a gestão, em parceria com a Apex-Brasil, das três marcas setoriais das exportações brasileiras de aves, ovos e suínos: a Brazilian Chicken, Brazilian Egg e Brazilian Pork.
Por meio de suas marcas setoriais, a ABPA promove ações especiais em mercados-alvo e
divulga os diferenciais dos produtos avícolas e suinícolas do Brasil – como a qualidade, o status sanitário e a sustentabilidade da produção – e fomenta novos negócios para a cadeia exportadora de ovos e de carne de frangos e de suínos.
SOBRE A APEX-BRASIL
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) atua para
promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira.
A Agência realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as
exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, e visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira, entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil.
A Apex-Brasil coordena os esforços de atração de investimentos estrangeiros diretos (IED)
para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.
SOBRE OS PROJETOS SETORIAIS
Os Projetos Setoriais Brazilian Chicken, Brazilian Egg e Brazilian Pork são mantidos pela
ABPA em parceria com a Apex-Brasil com o objetivo de promover junto ao mercado internacional as carnes de frangos, de suínos e os ovos produzidos no Brasil.  Por meio da participação em feiras, realização de workshops e outras ações especiais de promoção comercial, os projetos valorizam atributos destes setores produtivos – como a qualidade, o status sanitário e a sustentabilidade da produção – e valorizam as marcas internacionais dos produtos, fomentando novos negócios para os exportadores brasileiros.  Cerca de 45 empresas participam dos projetos atualmente. Informações sobre como fazer parte dos projetos setoriais podem ser obtidas pelo e-mail Isis.sardella@abpa-br.org.


Fonte e foto: ABPA

Veja também

Nova dose da vacina contra aftosa deverá ser aplicada no segundo semestre25/01 A aplicação da vacina contra aftosa em dose reduzida de 2 mililitros, prevista na Instrução Normativa nº 11 do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, deverá valer neste ano, mas a partir da segunda fase de aplicação, que sempre acontece no segundo semestre, explicou nesta quarta-feira (24) o secretário de Defesa......
Câmara aprova comercialização de alimentos artesanais de origem animal23/03 A Câmara dos Deputados aprovou na terça-feira, 20, projeto de lei 3.859/15, que permite a comercialização entre Estados de produtos artesanais de origem animal, como queijos e embutidos. Agora a matéria segue para o......

Voltar para Notícias (pt)