NOTÍCIAS

Postado em 12 de Abril de 2016 às 14h02

Anunciada a pré-programação dos eventos técnicos e científicos da Mercoagro 2016

Está sendo concluída a grade de palestras e atividades dos eventos técnicos e científicos que constituem a programação paralela da 11ª Feira Internacional de Negócios, Processamento e Industrialização da Carne. A Mercoagro, que possui apoio institucional do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), acontece de 13 a 16 de setembro deste ano, no Parque de Exposições Tancredo Neves, em Chapecó (SC). A feira é organizada pela Associação Comercial e Industrial (ACIC) e tem apoio da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), da Associação Brasileira de Frigoríficos (Abrafrigo) e do Centro de Tecnologia de Carnes do ITAL, entre outras instituições.

O principal evento da programação será a 11ª edição do Seminário Internacional de Industrialização da Carne, no auditório do Lang Palace Hotel, cuja coordenação é do SENAI CHAPECÓ. O gerente de educação e tecnologia Almeri Dedonatto antecipa que até meados de maio a programação oficial estará 100% concluída. O Seminário será desenvolvido no dia 14 de setembro, das 8h30 às 18 horas, com palestras nacionais e internacionais e, ainda, sessão de pôsteres-resumos de temas da atualidade. As inscrições são gratuitas.

A pré-programação está assim estabelecida: das 7h30 às 8h15 credenciamento; das 8h15 às 8h45 abertura oficial; das 8h45 às 9h15 palestra de abertura sobre panorama geral do mercado da indústria da carne. Das 9h15 às 10 horas será focalizado o tema Food Defense. Em seguida, intervalo das 10 horas às 10h30 com sessão de pôsteres. Das 10h30 às 11h15, o assunto em pauta será inovação em embalagens e envoltórios para produtos cárneos. Às 11h15 entra em pauta o bem-estar animal. Das 12 horas às 12h30 haverá mesa redonda e debate entre expositores e sessão de perguntas.

A programação do período vespertino será a seguinte: das 14 horas às 14h45 palestra sobre proteína animal e alternativas para expansão da produção; das 14h45 às 15h30 inovações em ingredientes para produtos cárneos e das 15h30 às 16h15, apresentação de cases de sucesso. Das 16h15 às 16h45 haverá mesa redonda e sessão de perguntas. O encerramento está previsto para as 17 horas, seguindo-se coquetel e sessão pôsteres.
Além do Seminário, a programação inclui clínica tecnológica, minicursos, mostra tecnológica com salão de inovação e laboratório experimental. A programação definitiva completa de cada um será anunciada dentro de 60 dias.

A Clínica Tecnológica funcionará como consultoria técnica, como se fosse um laboratório onde serão tratados temas de ponta, incluindo conservação de alimentos, Food Defense, alta pressão, sanidade animal, análise sensorial através de processos inovadores, como o nariz e a língua eletrônica. “Daremos, inicialmente, uma explanação sobre os temas e abriremos espaço para respostas técnicas ao público interessado em tirar suas dúvidas e conhecer novas tecnologias”, expõe Dedonatto. O público poderá se inscrever no próprio estande. Ao final das minipalestras haverá um período para atendimento individualizado, auxiliando e orientando os participantes interessados, com relação aos assuntos apresentados.

Um curso internacional sobre “soluções na produção de salame” está previsto para o dia 15 de setembro, das 8h às 17h30, no SENAI Chapecó.

A Mostra Tecnológica associada com Salão de Inovação reunirá pôsteres com resumo das conclusões de pesquisas realizadas na área da cadeia produtiva de carnes e leite, elaboradas por empresas e órgãos de pesquisa de Santa Catarina e do sul do Brasil. 

Através de minipalestras com duração de 20 minutos serão apresentados os resultados dos trabalhos desenvolvidos com foco em melhorias de processos, produtos e inovação com o objetivo de motivar os profissionais a criar ideias para agregar valor em seus processos e produtos. “Queremos criar sinergia entre o trabalho desenvolvido no ambiente acadêmico e o ambiente industrial, a fim de captar investidores e apoiadores para os projetos realizados”, enfatiza o dirigente.

Outra atração da programação paralela à Mercoagro 2016 é o Laboratório Experimental na planta de processamento de carnes no Senai (auditório do SENAI CHAPECÓ à rua Frei Bruno, 201, Parque Jardim América). Será desenvolvido no período de 13 a 16 de setembro, no horário das 8 às 22 horas, conforme necessidade das empresas e a demanda do público visitante.

Os expositores poderão utilizar a planta de processamento de carnes e leites e o próprio auditório do SENAI para instalação e demonstração dos seus equipamentos para uma clientela específica. Com o laboratório experimental à disposição, o expositor fará a apresentação de forma adequada aos clientes, ampliando a possibilidade de negócios.
A operacionalização será simplificada: o expositor entrará em contato com o Senai para agendar data e horário, informando a infraestrutura desejada para sua demonstração. Contará com um especialista do Senai em cada planta de processamento para acompanhamento e apoio.

Veja também

Céleres: área plantada de milho deve crescer 7% e somar 5,8 milhões de hectares15/08 A área semeada com milho verão em 2018/19 deve crescer 7% em relação à temporada anterior e somar 5,8 milhões de hectares, segundo estimativa da consultoria Céleres, divulgada nesta terça-feira, 14. O 1º acompanhamento da safra 2018/19 aponta que, mantida a produtividade dos últimos 15 anos, a produção na minha safra deve ser de 30,3......

Voltar para Notícias (pt)