NOTÍCIAS

Postado em 02 de Março às 11h19

Agropecuária cresceu 13% em 2017

A agropecuária foi o setor com melhor desempenho na economia em 2017, se destacando
com alta de 13%, enquanto a indústria ficou estagnada e serviços tiveram recuperação moderada (0,3%). O Produto Interno Bruto (PIB) do ano, no valor de R$ 6,56 trilhões, em alta de 1% em relação a 2016, foi divulgado nesta quinta-feira (1º) pelo Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE).
O ministro Blairo Maggi (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) comemorou o resultado. “O crescimento que o Brasil teve, praticamente, veio do agronegócio, da agricultura, da pecuária, dos negócios ligados ao nosso setor. Eu quero cumprimentar a cada um dos produtores brasileiros, a cada um daqueles que transformam o agronegócio em produtos que vão para as prateleiras. Essa é a grande vocação que o Brasil tem. Nós temos muita alegria em comemorar isso e  preparandopara que, em 2018, também o agronegócio tenha participação muito forte no PIB brasileiro”.
Maggi lembrou a super produção de grãos do último ano e disse que novamente está sendo colhida uma grande safra  e “já preparando 2019, porque a agricultura não para nunca, colhe, planta e é o Brasil indo para frente”.
De acordo com dados da Secretaria de Política Agrícola (SPA) do Mapa, os maiores
destaques de produção no ano passado foram soja, milho, laranja, cana-de- açúcar, algodão, mandioca e café. Além dos efeitos favoráveis que a agropecuária trouxe para o PIB, sua contribuição na oferta de alimentos permitiu baixar a inflação durante o ano e também a gerar um saldo recorde na balança comercial do país.
O valor do PIB agropecuário, que representa o que foi produzido nas atividades primárias
ligadas ao setor alcançou R$ 299,47 bilhões, representando 4,56% do PIB. A média de
crescimento da agropecuária nos últimos 22 anos é de 3,8%. Segunda a SPA/Mapa o crescimento da agropecuária, de 13%, é a maior taxa obtida desde 1996, quando foram revisadas pelo IBGE as Contas Nacionais.


Fonte: MAPA

Veja também

Custos de produção serão definidos a partir do milho safrinha em 201810/01 Os custos de produção de suínos serão definidos a partir do milho safrinha em 2018, é o que aponta a análise divulgada pelo Rabobank. Segundo a perspectiva inicial da companhia o nível de preços do grão devem ser 3% a 10% superiores que os observados em 2017, o que deve alterar os custos com nutrição animal no setor. A oferta pela......
Embalagens de papelão ondulado serão apresentadas pela Adami14/12/17 Com atuação no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, a Adami S/A estará na Mercoagro 2018 (Feira Internacional de Negócios, Processamento e......
Associação Brasileira de Brangus prepara certificação de carnes14/08 A Associação Brasileira de Brangus (ABB), que reúne produtores desta raça de boi no país, está preparando um selo de qualidade para carne originária deste rebanho, disse o onselheiro administrativo da entidade,......

Voltar para Notícias (pt)