NOTÍCIAS

Postado em 20 de Março às 14h20

ACIC promove reunião com expositores locais da Mercoagro

  • Mercoagro – Edição 2018 -
  • Mercoagro – Edição 2018 -

Explanar sobre a organização, o planejamento da Mercoagro 2018 (Feira Internacional de Negócios, Processamento e Industrialização da Carne) e ouvir sugestões foram objetivos da Comissão Central Organizadora ao reunir, nesta terça-feira (20), expositores locais da feira. O encontro ocorreu na sede da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC), organizadora da Mercoagro, e apresentou o mapa atual da feira, o uso do site e do aplicativo e reforçou o convite aos expositores para uma edição histórica da expo-feira.

Programada para o período de 11 a 14 de setembro próximo, no Parque de Exposições Tancredo Neves, em Chapecó, a Mercoagro é considerada a maior expo-feira do setor na América do Sul.

O gerente do projeto Mercoagro Nadir José Cervelin frisou que o primeiro desafio foi cumprido: todos os espaços destinados aos expositores foram locados: 250 empresas ocuparão 180 estandes. O segundo desafio é atingir o número de 15 mil visitantes-compradores que, no conjunto, devem fechar negócios da ordem de 160 milhões de dólares. “Para isso, contamos com o apoio dos expositores que podem contribuir na divulgação da feira entre os seus clientes. Também faremos visitas a frigoríficos. A intenção é trazer público de qualidade e gerar bons negócios”, salientou. Cervelin enfatizou, ainda, que um dos objetivos é trazer para a feira os presidentes dos países do Mercosul. “Queremos fortalecer a relação e gerar negócios na América Latina”.

Cervelin destacou, ainda, a sustentabilidade da feira que obedecerá a um plano ambiental no sentido da coleta e destinação dos resíduos produzidos na montagem, no transcurso e na desmontagem da estrutura da Mercoagro. Os expositores têm a oportunidade, até o dia 30 de abril, de indicar para a Comissão Central Organizadora seus produtos ou serviços sustentáveis, informando qual a solução a que se destinam, porque são sustentáveis e a certificação de sustentabilidade emitida por instituição qualificada. Esses produtos e empresas receberão o Selo Verde outorgado pela Mercoagro 2018 e terão os respectivos estandes timbrados com essa distinção.

O presidente da Mercoagro 2018, Bento Zanoni, salientou que os expositores encontram no site da Mercoagro (www.mercoagro.com.br) lista de hotéis, restaurantes, fornecedores, notícias, entre outras informações importantes. Também está disponível o Manual do Expositor.

O presidente da ACIC, Cidnei Barozzi, destacou que a adesão das empresas à Mercoagro demonstra a seriedade e o comprometimento da organização. “Estamos atuando para fazer a melhor feira de todas, que gere bons negócios, relacionamento e traga conhecimento, novidades e as tendências do mercado mundial da carne”.

Para o sócio proprietário da Silveira Industrial, Alexandre Silveira, participar da Mercoagro é uma grande vitrine. “É uma maneira eficiente de divulgarmos nossos produtos e uma feira de fácil acesso por ocorrer em Chapecó”, salientou. A empresa comercializa máquinas para frigoríficos, principalmente esteiras transportadoras e encaixotamentos. Na Mercoagro, irá expor um robô na linha de encaixotamento e um virador de caixas.

APLICATIVO

Tudo o que for relevante sobre a 12ª edição da Mercoagro está disponível no aplicativo que pode ser baixado gratuitamente pelas lojas virtuais Apple e Google Play. “Esse serviço tem o objetivo de dar transparência e atender com rapidez todas as demandas dos nossos diversos públicos”, comentou Cervelin.

Uma das principais utilizações é o credenciamento de visitantes, facilitando o acesso aos pavilhões do Parque de Exposições Tancredo Neves. O aplicativo traz programação central e a programação de todos os eventos paralelos, datas, locais, horários, orientações e informações que simplificam e agilizam o relacionamento entre a feira e todos os seus públicos. Também é possível fazer a inscrição prévia para eventos que constituem a programação da Mercoagro 2018. O usuário tem acesso ao mapa da feira, às companhias de transporte aéreo e rodoviário, hotéis, restaurantes e outros serviços.

PROGRAMAÇÃO CIENTÍFICA

Cervelin destacou que o ministro da Agricultura Blairo Maggi foi convidado para ministrar a palestra de abertura da feira, no dia 10 de setembro. A programação científica contará com o 12º Seminário Internacional de Industrialização da Carne, previsto para o dia 12 de setembro. Será o evento mais importante da programação científica da Mercoagro 2018. O Seminário será estruturado e coordenado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI Chapecó) no horário das 8 horas às 12h30, no auditório do campus da Unochapecó. Focalizará as técnicas e inovações mais expressivas e surpreendentes do mercado mundial de carnes.

Outros eventos previstos são a Rodada de Negócios (exclusiva para expositores), a Sessão de Negócios (uma por dia, aberta ao público externo) e os Painéis de Oportunidades (destinados às empresas participantes da Mercoagro 2018), todos sob coordenação do Sebrae/SC.

A programação paralela da Mercoagro 2018 conta, ainda, com o Salão de Inovação, a Clínica Tecnológica e o Laboratório Experimental, coordenados pelo Senai. Também fazem parte da programação a Mercoshow, o Painel de Classificados Mercoagro, a Mercoagro On Business e o Painel Relacionamentos de Negócios. Todos os eventos serão gratuitos. O detalhamento de horários, dias e locais serão definidos pela Comissão Organizadora.

Outras informações estão disponíveis em www.mercoagro.com.br.

Veja também

Consumo por habitante estagnará em escala mundial04/07 O relatório "Perspectivas Agrícolas 2018-2027", da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e da Agência da ONU para a Agricultura e Alimentação (FAO), indica que os preços de produtos agrícolas deverão continuar baixos no mercado internacional, sobretudo em um cenário de estoques elevados......
Eficiência das embalagens de alimentos é tema de palestra na Mercoagro12/09 As embalagens para alimentos foram o tema da segunda palestra do 12º Seminário Internacional de Industrialização da Carne, evento paralelo realizado durante a programação científica da Mercoagro 2018 (Feira......

Voltar para Notícias (pt)